BAIA DA BABITONGA
Transporte aquaviário de passageiro terá atenção especial.
Noticias do DETER - SC - 25.07.12
Reunião realizada no gabinete da presidência do Deter, na noite da última quarta-feira, marcou a retomada do planejamento estratégico para a regularização, estudo e viabilidade do transporte marítimo de passageiros em Santa Catarina.
Muitos foram os pontos abordados, desde legislação, estudos de viabilidade econômica e concessão de linhas.
Basicamente, para ser implantado o sistema tem que ser sustentável e promover a retirada de carros e ônibus do sistema viário e Santa Catarina, em especial, possui litoral que apresenta uma condição natural propícia para o transporte de pessoas e necessitamos conhecer as alternativas que irão apontar a melhor forma de aproveitamento.
A decisão de retomar o transporte aquaviário já está tomada e partiu do governador Luiz Henrique da Silveira e tem sido prioridade para o secretário de Infra-estrutura Mauro Mariani. De acordo com o governo do estado, temos que determinar as linhas do transporte coletivo rodoviário que são compatíveis com o hidroviário - determinando a quantidade de passageiros que têm a possibilidade para usar as duas opções, já que a idéia é que os sistemas sejam complementares.
Iniciado por Joinville e São Francisco, através do JetBus, o transporte marítimo de passageiros está apresentando uma evolução muito positiva, por esta razão, os empresários responsáveis pela travessia Joinville/São Francisco estão encaminhando ao Deter o pedido de ampliação da atuação do transporte que serviria também os municípios de São Francisco (Vila da Glória), Itapoá, Garuva e Araquari.
A reunião realizada pelo presidente do Deter, Altamir José Paes, contou com a presença do Diretor de Transportes do Deter, Ademir Machado e o Engenheiro Fernando Camacho da SDR de Joinville que atua há muitos anos na área, sendo considerado pelos seus conhecimentos nos trâmites de transporte marítimo e portuário.
No encontro foi determinado pelo presidente do Deter agilidade máxima nas iniciativas como a criação de um comitê de estudos da viabilidade do transporte marítimo (que já terá a escolha de seus membros e a primeira reunião na próxima semana), a busca pela regularização total do transporte intermunicipal de passageiros via marítima, linhas e concessões.
As iniciativas têm como prioridade estabelecer a legalidade e a viabilidade para que o projeto catarinense de transporte marítimo de passageiros seja incluído no programa do Governo Federal, que em breve deverá anunciar o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento também para o transporte marítimo.
Com investimentos do Governo Federal será mais fácil viabilizar o desassoreamento e dragagem de rios e canais que fazem a ligação entre os municípios e o mar, bem como a construção dos terminais de passageiros.
Santa Catarina entra de vez na era do transporte marítimo de passageiros e terá resultados positivos, oferecendo novas opções, além de aproveitar sua característica natural litorânea, bem como equacionar o grande problema atual que se concentra no excesso de trânsito via terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário