7 de setembro de 2013

fracking - O CORRUPTO E HEGEMÔNICO SETOR DO PETROLEO VAI AVANÇAR EM MAIS ESPAÇOS VITAIS DA VIDA DO SER HUMANO NO PLANETA: NÃO INTERESSA O POVO (QSF) INTERESSA TÃO SOMENTE O LUCRO A QUALQUER CUSTO

BRASIL – FRACKING
ANP “oferece” os nossos territórios
O protocolo contém detalhes dos 240 blocos terrestres em oferta , em bacias maduras ( Recôncavo e Sergipe -Alagoas ) e bacias de fronteira ( Acre , Madre de Dios, Paraná, Parecis , Parnaíba, Recôncavo , São Francisco).”
CONSULTA PÚBLICA PRAZO ABERTO:
AUDIÊNCIA PÚBLICA MARCADA:
ÁREAS OFERECIDAS:

PROTOCOLO INICIAL DA RODADA DE XISTO, PETRÓLEO E GÁS LIBERADO

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do Brasil já publicou o Edital e minuta do contrato de concessão para a sua 12 ª rodada de licitações e planos para realizar o leilão em 28 de novembro e 29, no Rio de Janeiro. O leilão vai incluir direitos de petróleo e gás natural convencional, mas o foco principal é sobre as reservas de xisto do país. Este leilão segue o sucesso da 11 ª rodada em maio e continua ambicioso programa de licenciamento do Brasil , que está sendo programado apenas um mês após o primeiro leilão de direitos de exploração do pré-sal do país, à frente de uma nova rodada de campos marginais , prevista para fevereiro de 2014. O protocolo contém detalhes dos 240 blocos terrestres em oferta , em bacias maduras ( Recôncavo e Sergipe -Alagoas ) e bacias de fronteira ( Acre , Madre de Dios, Paraná, Parecis , Parnaíba, Recôncavo , São Francisco).
O protocolo para a 12 ª rodada de licitações também estabelece os requisitos de pré-qualificação , procedimentos de licitação e as principais condições comerciais dos contratos de concessão em oferta. Documentos de pré-qualificação deverão ser apresentados até 11 de outubro de 2013. Em uma mudança a partir da 11 ª rodada , a ANP exige agora os interessados a apresentar documentos de habilitação , em três fases distintas ( manifestação de interesse , a satisfação de critérios de qualificação e prova do pagamento da taxa de participação (s) ) em vez de um conjunto completo . O protocolo também tenta esclarecer certos aspectos que causaram confusão durante a 11 ª rodada , particularmente em relação aos concorrentes estrangeiros e potenciais dificuldades em cumprir determinados critérios , onde não há equivalente em moeda estrangeira com o documento brasileiro solicitado. A ANP tentou simplificar ainda mais o processo para as empresas que foram recentemente através do processo de licenciamento , de modo que as empresas que se qualificaram para os anteriores 2.013 rodadas de licenciamento pode solicitar que a ANP se referem aos documentos anteriormente apresentados .
Semelhante às rodadas de licenciamento anteriores, a pré -qualificação, a empresa-mãe de uma concessionária proposta deve demonstrar a sua capacidade técnica e financeira. Os candidatos aprovados podem se qualificar como um ‘A’ , ‘B’ ou operador ‘C’ ou um não- operador , dependendo do seu nível de experiência técnica e sua posição de patrimônio líquido . As diferentes categorias de operadores e os critérios para se qualificar para cada categoria, correspondem aos da 11 ª rodada de licenciamento – blocos em águas profundas requerem operadores “A” , outros blocos offshore podem ser utilizadas por operadores “b” e operadores ” C ” só pode operar designado blocos terrestres . Todos os blocos disponíveis na presente licitação poderão ser utilizadas por operadores ‘ C’ , além dos nove blocos no Acre -bacia de Dios , que exigem estatuto de operador de ‘B’.
Atualmente, a Petrobras é responsável pela grande maioria da produção de petróleo e gás no Brasil e possui todos os principais gasodutos e instalações de GNL. Isso restringe severamente a concorrência , especialmente no mercado de gás natural , onde os preços são elevados. No entanto, com a Petrobras , declarando que o gás de xisto não é uma prioridade , e o brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) o lançamento de uma nova linha de crédito para a exploração de gás de xisto , como parte do programa Empresa Inova , espera-se que este leilão possa lançar gás de xisto no desenvolvimento de uma série de empresas e, eventualmente, levar a um mercado de gás natural mais competitivo. Odebrecht , Petra , OGX , HRT , Orteng e Cemig têm manifestado abertamente interesse e ambos Shell e Statoil espera-se que considerem a licitação dada a sua presença no Brasil e seus interesses em blocos de xisto nos EUA .Ou seja…
Os EUA tem demonstrado que o gás de xisto tem o potencial de revolucionar a indústria oferecendo combustível de baixo custo e de matéria-prima para as indústrias de energia intensiva , como petroquímica e de fertilizantes de fabricação, assim como a geração de eletricidade. No entanto, o sucesso da exploração de gás de xisto no Brasil depende de muitos fatores. Muitos blocos de exploração em potencial estão em áreas remotas , com pouca infra-estrutura de transporte ou pipeline. Será necessário obter equipamentos , equipes , equipamentos e materiais para esses sites e , em caso de descobertas comerciais , para obter o gás para o mercado a muitos quilômetros de distância. Requisitos de conteúdo local também podem ser um desafio, dada a falta de experiência de xisto no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget