9 de maio de 2013

ARAQUARI-LICENCIAMENTO DE MEGAS PROJETOS - Programa Ecologia em Ação - 11/05/2013

Tema: Qualidade de vida em Joinville

TV da Cidade

Programa Ecologia em Ação - produção e apresentação Gert Rolland Fischer.
Aos sábados das 18:30 as 19:00hs, reapresentação nas segundas 15:30 as 16:00hs, e nas madrugadas de domingos e terças na TV da Cidade Joinville - www.tvdacidade.com.br



Gert, 

estou assistindo os vídeos – excelentes! No primeiro vídeo, quando o Dr. Virmond fala em compensação na forma de um hospital, acho que precisa esclarecer isso um pouco mais. É claro que a existência de um hospital é condição básica para um grande empreendimento se instalar, assim como uma de delegacias especializadas de polícia (já que milhares de trabalhadores vão invadir a cidade, e bares e prostituição serão trazidos pelas quadrilhas de drogas e armas para a região para “alimentar” a alienação política e fomentar a degradação social), assim como uma série de serviços indispensáveis para a população, como escolas e centros culturais. Tudo isso aconteceu com Porto Velho, em Rondônia, com a construção das Usinas do Rio Madeira. Prostituição infantil, fome, doenças, drogas, violência se tornaram incontroláveis, e na outra ponta, a única delegada de polícia do município da região metropolitana mais próximo da usina só tinha um celular (não há nem telefone fixo..), nenhum posto de saúde, as famílias foram desestruturadas, o abastecimento de água foi comprometido (em termos de qualidade e quantidade) e o caos se instalou para garantir que o modelo fordista-desenvolvimentista prosperasse impunemente. Mas eu não sei como está a estruturação de Araquari hoje... - e a compensação ambiental tem que ser ambiental, certo?
No segundo vídeo você faz perguntas muito pertinentes, dá uma aula para a população sobre o significado da audiência pública e do seu direito de participar e exigir respeito pelas autoridades licenciadoras e pela empresa. A demanda de água da indústria, pelo jeito, é monstruoso, e pior, para onde vão os efluentes líquidos (Rio Piraí, já saturado, como você diz?). Qual a capacidade do rio para captação de água ? você diz que não tem mais... há múltiplos usuários que devem ser respeitados, e o uso tem que ser disciplinado, certo.
Segurança jurídica e segurança técnica, você menciona, é fundamental. Excelente aula.
Pergunto se o MP-SC está atuando nisso, ou ... ?
ótima ideia você fazer uma apresentação para nós.
Abs.
Zuleica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget