6 de fevereiro de 2013

resíduos de fundição de ferro - CLASSE I

ÁGUAS DE JOINVILLE ABRE RUA E DESCOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS CLASSE I DEPOSITADOS EM SUB -SOLO DE VIA PUBLICA.








IMAGENS registradas nesta tarde de 4a. feira 06.02.13, de resíduos perigosos ( CLASSE I - ABNT N. 10004) identificados e desenterrados por uma equipe - atendendo obra de saneameamento - da CIA AGUAS DE JOINVILLE na Rua João Adolfo Mueller no Costa e Silva cidade de Joinville - SC .

Como se pode notar, trata-se de grave ocorrencia de deposição clandestina e criminosa  de residuos perigosos carregados com metais pesados, areias fenolicas, cianetos, hidrocarbonetos entre outros.

A identificação do gerador é algo muito simples. Uma avaliação detalhada dos componentes desses resíduos - rastreamento -  dos quais constam machos de fundição, moldes de fundição,  muitos identificando  exatamente as peças fundidas.
Peritos experientes, identificam imediatamente o gerador. São pecados de passado recente que jamais deveriam  ser lançados em vias publicas, terrenos baldios de particulares e areas do poder publico. Jamais imaginariam que um dia seriam identificados e certamente penalizados.

Em casos como esse, o poder publico tem a obrigação de realizar ou mandar realizar os estudos de remediação e saneamento.
O solo contaminado na região, area que tambem deverá ser prospectada mostrará a extensão do impacto ambiental e da contaminação que sofre e ja sofreu o lençol freatico.
Nesta região deverá ser postado um ALERTA social para que não se perfurem poços artesianos e rasos, pois certamente sem uma análise mais apurada, tais aguas não poderão ter serventia humana e animal.

Acompanhei o saneamento e remediação  de areas contaminadas do Aeroporto de Hannover na Alemanha por hidrocarbonetos lançados ao solo por decadas - antes dos anos 60 do seculo passado, pelas oficinas mecanicas das aeronaves em angares diversos. A contaminação havia atingido grandes extensões do lençol freático além das divisas do aeroporto. Inúmeras ações judiciais foram interpostas pelos proprietarios lindeiros que ganharam os embates com altissimas indenizações.
Tenho esses documentos como registro do que aconteceu e as montanhas de marcos que foram movimentadas na época.
Registre-se
Atenciosamente
Eng. Gert R Fischer
CONFEA 250.137589-0
Auditor ambiental acreditado EARA-IEMA N. 1162E - UK 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget