15 de julho de 2012

Os sofismas sobre as obras da CASAN em Canasvieiras

Canasvieiras encontra-se em Estado de Alerta. 

Os problemas com a balneabilidade – provocados pela péssima administração pública da nossa cidade – é tão gritante que até o setor empresarial decidiu arragaçar as mangas e lutar para que tal situação seja revertida.
Assim, a ACIF Regional de Canasvieiras criou um grupo de trabalho dos bons para entender e ajudar na busca da melhor solução.
Por quê? Principalmente porque estão construindo – às pressas - uma rede coletora do esgoto de outros bairros para serem ‘tratados’ na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Canasvieiras.
Ora, se essa ETE não funciona corretamente com o esgoto que recebe hoje, cômo poderá receber mais esgoto ?!?
Decidi compilar alguns argumentos que ouvi de pessoas que querem que a situação se perpetue. Ou seja, que a praia de Canasvieiras, uma das mais belas do norte de Florianópolis-SC, fique tão poluída quanto a praia da Beiramar(morto) Norte, por exemplo. Onde ninguém tem coragem de colocar o pé na areia ou na água.
Analisando a atual situação - e as solucionáticas apresentadas pela Prefeitura -, parece que este é o propósito final: deixar a Ilha da Magia cercada de esgoto por todos os lados.
1. “se não jogar o esgoto dos Ingleses em Canasvieiras, vai jogar aonde?
O problema do esgoto dos Ingleses é novela antiga. Fizeram uma pequena rede (de 8 ou 9 quilômetros) e deixaram aos ratos e baratas. Destruíram o rio Capivari com o despejo de esgoto in natura. A praia também. Agora, em ano de eleição, a Prefeitura e a CASAN estão preocupadas com a situação e criaram um paliativo – às escondidas - que irá destruir a praia de Canasvieiras e o manguezal de Ratones.
2. “mas a CASAN ampliou a ETE de Canasvieiras para receber o esgoto dos outros bairros. Estamos com todas as licenças”
A verdade: ampliou mas a ETE não funciona corretamente, não é eficiente. O órgão fiscalizador estadual FATMA confirmou isso em um relatório recente. Além disso, ela não possui todas as licenças.
3. “as obras são para levar o esgoto de Canasvieiras pra Jurerê”
A verdade: as obras são para trazer o esgoto de Jurerê Tradicional para Canasvieiras. Assim, como o esgoto de Ingleses, Praia Brava, ...
4. “não podemos parar as obras; é desperdício de dinheiro público; mas, ainda dá tempo de mudar o curso dos canos”.
A verdade: queremos a interrupção das obras imediatamente. Estamos falando de um projeto mal elaborado e sem qualquer transparência. Ninguém foi consultado ou informado a respeito disso. Não se sabe das licenças para o projeto.
Mas, a CASAN vai mudar o curso dos canos praonde? Vai levar o esgoto dos Ingleses pra ETE do centro da cidade? É assim que se projetam as redes de esgoto da Ilha da Magia?
5. “a CASAN é constantemente fiscalizada. Não há problemas com o funcionamento da ETE de Canasvieiras. Os nossos relatórios não nos deixam mentir”
A verdade: a CASAN não é fiscalizada regularmente. Ela se autofiscaliza e apresenta os números e papéis que mostram seu ‘bom funcionamento”. Com a conivência de todos os órgãos públicos. O relatório da FATMA atestando a sua ineficiência é algo inédito na postura desse órgão ambiental.
6. “a sociedade é culpada da atual degradação da praia porque não liga seus esgotos na rede coletora, lança esgoto na rede pluvial, faz xixi e cocô diretamente na praia”
A verdade: a população tem sua parcela de culpa. Porque escolhe mal seus governantes; que paga por um serviço (tratamento de esgoto) que não é entregue. Mas a g rande culpada da destruição dos recursos hídricos de Florianópolis-SC é a Prefeitura Municipal e a empresa que ela contratou para cuidar da água e do tratamento de esgoto: CASAN.
7. “A ampliação da ETE de Canasvieiras atende a todos os usuários, inclusive ao turista da alta temporada”
A verdade: não há dados corretos sobre a população flutuante do norte da Ilha. Até as informações sobre a população de ano inteiro é dúbia. Mas, todos afirmam que a população triplica na alta temporada de verão.
8. “Este alarmismo de vocês é ruim para a comunidade, que não sabe mais em quem confiar”
A verdade: estamos tentando informar e conscientizar a comunidade sobre o perigo real e imediato que nos ronda. Não podemos permitir que o esgoto produzido em outros bairros, principalmente o dos Ingleses (que conta com mais de 50 mil pessoas) seja enviado para uma Estação de Tratamento que não trata o esgoto que recebe.
9. “não dá pra suspender o pagamento da taxa de tratamento de esgoto porque a CASAN usa esse dinheiro em benefício de outros municípios que não possuem arrecadação boa”
A verdade: a CASAN não é um órgão assistencialista. É uma entidade estatal que cobra pelos serviços que vende. Se este serviço não é repassado de forma eficiente ao usuário pagador, nada mais justo que o pagamento seja suspenso. Hoje, pagar à CASAN significa ser conivente com a destruição dos nossos recursos hídricos. Estamos incentivando a prática dos crimes ambientais que ela pratica reiteradamente.
Gente querida, o texto ficou longo, eu sei... Peço paciência na leitura.
É grande o número de mentiras que nos repassam. Mas, precisamos pensar juntos nas respostas para esses sofismas.




Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
Florianópolis - SC - Brasil
www.ecoeacao.com.br
(48) 96459621
(48) 91343713

Um comentário:

  1. Ñão recomendo a nenhum parente meu, amigos que são de fóra virem prá cá na época de alta temporada, assim como tornou-se um RISCO LEVAR CRIANÇAS NAS PRAIAS DO NORTE neste periodo. Correm todos o risco de graves infeccções e RISCO DE VIR A FALECER. Leiam ABAIXO por favor,
    Lúcio.

    Realmente é muito grave. Neste ultimo verão de 2012, alguns dias antes de iniciar o carnaval, veja bem, a ilha lotadaça, praias, pousadas, casa e pousadas ABRIGANDO NÚMROS DE PESSOAS ACIMA DA SUA CAPACIDADE, pois em quarto onde dorme duas pessoas tinha quatro só para exemplificar.
    A COISA CHEGOU A ESTADO DE CALAMIDADE PUBLICA. E já vinhamos avisando há anos atras e explodiu neste verão.
    A situação dos gestores público, prefeito, secretários era de tentar impidir matéria nos jornais sobre a situação de Pontas das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras sobre o fato de terem que INTERDITAR AS PRAIAS. Motivo: "AS EMERGÊNCIAS DE TODOS OS HOSPITAIS LOTADAS, um CAOS e com o seguinte agravante: "TEMPERATURAS ALTAS NOS AMBIENTES FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS DOS AGENTES INFECCIOSOS, VIRUS, BACTÉRIAS etc....
    BASTA LEMBRAR O QUE OCORREU NO Hospital CELSO RAMOS onde uma "SUPERBACTÉRIA DESENVOLVEU E MATOU, VITIMOU 6 PACIENTES. Sabemos que foi mais de 6. Mas a imprensa foi obrigada a calr-se. De lá prá cá não se tocou mais no assunto.

    Para qualquer pessoa com bom senso e que vá pesquisar, a relação do fato ocorrido e descrito acima esta fortemente ligado, diretamente COM A FALTA DE SANEAMENTO ADEQUADO ASSOCIADO A CULTURA DE EMPRESÁRIOS E PESSOAS QUE QUEREM NO VERÃO GANHAR DINHEIRO A QUALQUER CUSTO ASSOCIADA A FALTA DE FISCALIZAÇÃO DA PMF, CASAN.

    O resultado esta sendo trágico...PESSOAS ESTÃO MORRENDO EM FLORIPA PELA FALTA DE HIGIENE RESULTADO DO PÉSSIMO SANEAMENTO.

    GENTE....INOCENTES ESTÃO MORRENDO EM FLORIPA NO VERÃO....POR FALTA DE SANEAMENTO......

    ESTA É A ILHA DA MAGIA......A MÁ-GICA QUE A "ALÁ CASAN" esta fazendo. Conseguiu a CASAN E A PMF ACABAR COM A MAGIA DE FLORIPA.
    Aliàs pelo que eu sei este foi um dos motivos daquele guri que foi secretário da administração de sobre nome Mello, filho do Dep. Jorge Mello ter rompido relações com a PMF. Pois foi um dos únicos que reconheceu a situação ha cerca de 2 anos atras e estava também prevendo isto.
    Lúcio DSF - mov.ilhaverde -

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget