15 de junho de 2012

MANGUE VERMELHO

Imagens da Rizophora mangle - Mangue vermelho que ocorre fartamente nos manguezais da Baia da Babitonta em Santa Catarina - Brasil.
Fruto do Mangue vermelho que se desprende dos ramos e se enterra no leito lodoso organico do ecossistema biologico.
 Os frutos maduros prontos para os plantios naturais que ocorrem. O replantio de manguezais destruidos e "urbanizados" é perfeitamente viável com esse resistente material genético.
Plantios de mangue vermelho por alunos de escolas litorâneas próximas aos manguezais.
Essas escolas publicas tem cadeiras especiais para os alunos de educarem com a importância do ecossistema preparando-os para a defesa do mesmo contra invasores e loteadores inescrupulosos.
As áreas que estão assoreando lagoas e se transformando em novas ampliações dos manguezais ocorrem também na Baia da Babitonga , mais precisamente na Lagoa do Saguaçú.
Mudas de mangue vermelho plantadas em extrato orgânico do manguezal para replantio em áreas distantes. Nessas embalagens resistirão ao transporte de longas distancias e a espera de plantio.
Essa técnica se utiliza quando manguezais que não tem mais o mangue vermelho, devem receber novo material genético para o repovoamento.
ONGs ambientalistas geralmente fazem esse trabalho de educação ambiental pratica. Recebem a teoria discursiva, que só terá o respectivo valor didático, se na pratica realizarem os plantios e visitarão as áreas recuperadas frequentemente para fiscalizar se as mudas não foram destruídas por inimigos dos manguezais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget