19 de abril de 2012

AREIAS DE FUNDIÇÃO NO CONSEMA

Conselho Estadual do Meio Ambiente busca soluções para resíduos industriais O meio ambiente foi destaque em duas importantes reuniões, ontem, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS. 
O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) organizou e coordenou os trabalhos. TORTA DE POLIMENTO DO PORCELANATO. Pela manhã aconteceu uma reunião da Câmara Técnica de Resíduos, onde houve a composição do Grupo de Trabalho (GT) que irá tratar e discutir o destino final do resíduo do porcelanato, mais conhecido como "Torta de Polimento". As discussões discorrem, principalmente, sobre o seu uso na construção civil, após aprovação técnica ambiental. 
O senhor Willian Gérson Matias foi escolhido o presidente e Juliano Constante, o relator do GT. As entidades que fazem parte deste GT são: SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ASULCER - Associação Sul Brasileira da Indústria de Cerâmica para Revestimento IMG – Instituto Maximiliano Gaidzinski SINDICERAM – Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região Sul FATMA – Fundação do Meio Ambiente CRQ – Conselho Regional de Química. AREIAS DE FUNDIÇÃO ( requerimento da Fundição Tupy ) As 14h, no auditório da SDS, o Consema se reuniu para discutir os procedimentos do gerenciamento das Areias de Fundição (resíduos da indústria metal-mecânica). Na ocasião foi apresentado, pelo Doutor Elton Gloeden, um estudo feito no estado de São Paulo sobre Areias de Fundição, que levantou questões como deposição inadequada, reutilização, qualidade e segurança dos resíduos. 
As principais sugestões de uso das Areias de Fundição e das Tortas de Polimento, seria na produção de concreto asfáltico ou artefatos de cimento ou concreto, para a construção civil. O secretário da SDS, Onofre Santo Agostini, que preside o Consema, admitiu a preocupação do governo do Estado em gerenciar da melhor forma possível estes resíduos que, não armazenados adequadamente, podem causar danos sérios ao meio ambiente e à saúde das pessoas que manuseiam de forma incorreta o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget