6 de janeiro de 2012

Fundema faz recomendações para limpeza no rio Cachoeira

Fundema faz recomendações para limpeza no rio Cachoeira



A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) recomendou à Secretaria de Infraestutura (Seinfra) a continuidade do serviço de limpeza hidrosanitária no rio Cachoeira. Quanto à supressão da vegetação fica suspenso o corte de árvores e arbustos. 

O documento reforça que a vegetação rasteira deverá ser apenas roçada nas proximidades das calçadas para manter a segurança de caminhantes e ciclistas. Próximo ao rio deve-se manter o corredor ecológico de fauna, não podendo ser realizada a capina rasa. A Fundema solicitou ainda o plantio de espécies nativas ao longo do trecho onde o trabalho já foi executado. A equipe técnica do setor de licenciamento ambiental da Fundema fez uma vistoria no local durante esta quinta-feira (05/01). “O relatório será para a Seinfra com as recomendações de proteção ao meio ambiente e de limpeza hidrosanitária”, explica a gerente de licenciamento da Fundema, Marta Beatriz Maccarini. A resolução 369 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que especifica as intervenções em áreas próximas de rios, diz que o “órgão ambiental pode autorizar intervenção em APP quando caracterizada atividade de proteção sanitária”. 

O trabalho de limpeza nos rios em Joinville vem sendo realizado pela Seinfra desde 2010 para proteger a população das enchentes. No rio Cachoeira a limpeza iniciou em dezembro conforme noticiado pela imprensa. Foram retirados resíduos como pneus, alumínio, geladeiras, bicicletas e sofás. 


Ana Keller 
Assessoria de Comunicação Fundação Municipal de Meio Ambiente - Fundema
(47) 3433-2230, ramal 213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget