21 de setembro de 2011

RECADO AO SENADOR LUIZ HENRIQUE

RECADO AO SENADOR LUIZ HENRIQUE
Eng. Agr. Gert Roland Fischer


Senador Luiz, temos saudades dos áureos tempos, quando se apresentava como cidadão compromissado com as questões ambientais dos seus eleitores.

Como prefeito em sua primeira gestão de 1977 a 1982, foi um executivo municipal de grandiosas realizações nos cenários ambientais. Foi sócio numero um da APREMA-SC, constando como iniciador da lista de presenças e das assinaturas do Estatuto da ONG, quando da sua fundação na ACIJ em 15 de Março de 1977. A forma pioneira do executivo municipal de encorajar entidades do terceiro setor como a Associação de municípios do Nordeste de SC – AMUNESC, Associação de Preservação e Equilíbrio do Meio Ambiente de SC - APREMA-SC que em parceria com a Associação de Prevenção da poluição do ar e meio ambiente de São Paulo – ABPPOLAR, realizaram em novembro de 1979 o maior evento de formatação ambiental até então assistido em território catarinense e no sul brasileiro - a 3ª Conferencia Nacional de Meio Ambiente e Alternativas energéticas. O Luiz de então, disponibilizou para a secretaria do evento as dependências do antigo correio na praça Nereu Ramos, disponibilizou o Ford Laudau preto de uso exclusivo do executivo para os translados entre aeroportos de Joinville, Curitiba e Navegantes de ministros e convidados palestrantes desse grandioso evento. Viabilizou a Rua São Joaquim, o Cine Colon e a Praça Nereu Ramos para que recebessem durante os 5 dias do evento, palestrantes, congressistas, expositores, visitantes e povo da região. O Cine Colon deixou durante uma semana de apresentar filmes. Foi o palco da maior, inédita e pioneira mostra pratica do que estava se mostrando sobre ecologia, meio ambiente, sustentabilidade e projetos pioneiros alternativos. Sabesp, Cetesb, ITA, UNICAMP, UFPR, UFSC, entre outros expositores que lotaram os espaços públicos abertos com estandes e mostras. O carro alcool foi lançado pelo ITA na rua São Joaquim, nas portas do Cine Colon. Foi um feito nacional inédito. Um fusca amarelo ano de 1977 sendo abastecido com o incrédulo álcool, dando partida e funcionando ruidosamente para uma platéia estupefata e curiosa. Foi o marco zero do carro a álcool em SC.
As despesas do evento foram todas suportadas pela PMJ com o apoio da CVJ. Um sucesso, projetando mais uma vez a imagem positiva do alcaide da maior cidade de SC, como um homem publico corajoso, audacioso e inovador. Soube se utilizar politicamente de um ícone que os demais parceiros políticos tinham verdadeiro horror em pronunciar – ECOLOGIA e traduzida na atual “sustentabilidade” palavra mágica lançada estrategicamente.
Mas o Luiz de então não é mais o mesmo. Mudou. E muito. Tornou-se um caçador de ambientalistas. Chegou em congresso nacional realizado em Joinville, na presença da Ministra do meio Ambiente Marina Silva, a propor o fechamento do CONAMA, por que esta instituição transparente e democrática, atrapalhava os planos internacionais do Governador. Passou a guerrear contra os que lhe puseram no trono do poder como Deputado Estadual, deputado federal, prefeito, governador do Estado e Senador.
Luiz, notei que nos últimos retoques que Você realizou como relator do Senado sobre alguns artigos da nova lei Ambiental e florestal brasileira que vc mudou. Senti nessa sua guinada para o bom senso que você matou as saudades dos velhos tempos. Espero que você faça as pazes com o povo catarinense, não só com os agricultores, mas a esmagadora maioria que precisa - desesperadamente - da água, da paz nos rios violentos, e não pode mais suportar tantas enchentes e cheias com prejuízos previstos para catástrofes muito mais severas.
Luiz – baixa a bola, olhe-se no espelho e veja que lá esta um político humano como nós que desejamos qualidade de vida - não só para a atual geração, mas também para as gerações que sequer nasceram em SC.

Gert Roland Fischer
Apresentador do Programa Ecologia em Ação da TV cidade de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget