14 de julho de 2011

O PAPEL CLIMATICO DAS AREAS VERDES


Nas cidades tropicais, os planejadores urbanos deverão dar mais valor e prioridade às areas verdes que cobrem morros e encostas. São os filtros da atmosfera que purificam o ar que respiramos. O ar frio tende sempre a descer. Portanto quando a atmosfera poluida  se embrenha nos macissos nativos, purifica-se, esfria, carrega-se de umidade e desce deslocando milhares de metros cubicos de puro oxigenio para as areas mais baixas descontaminando a atmosfera e empurrando as camadas poluidas para o alto depois de aquecidas pelo concreto e pelo asfalto.
A maioria dos planejadores urbanos desconhece esses movimentos da atmosfera permeando os bosques nativos produzindo milhões de metros cubicos de ar limpo por hora.
Em Joinville, é o caso dos Morros do Boa Vista e Iririu, que em seus mais de 700 ha. propiciam qualidade de vida e mais saude para os moradores proximos das fraldas e dos vales adjacentes. 
Estima-se que uma população que mora nos divisores da Cota Legal 40 nesses dois morros, mais de 150.000 habitantes, recebam os beneficios dessa ajuda que a natureza propicia para o bem estar das familias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget