24 de julho de 2011

ENTENDA O QUE SÃO FOSSAS, FILTROS E CAIXAS DE GORDURA

PARA QUE VC NÃO SE ENVOLVA COM A MERDA E MELHORE A SAUDE DA SUA FAMILIA.

O vaso sanitario é onde todos depositam seus residuos que passaram pelo aparelho digestivo e a bixiga: Fezes e Urina.


Gorduras são geradas nas cozinhas e entram nos ralos das pias. Os residuos das cozinhas devem seguir para a caixa de gordura.

Aguas dos chuveiros devem seguir diretamente para o sistema de esgotos, quando houver, ou para a rede de aguas pluviais. Não podem ser encaminhadas nem para a caixa de gorduras nem para as fossas e filtros biologicos por contaminações de produtos quimicos.
Cuidados redobrados vc deve ter quando usar produtos quimicos tanto nos vasos sanintarios quanto nas pias das cozinhas. Esses produtos caso entrem nos sistemas de biodegradação biologica - fossa e filtro, matam as bactarias que se alimentam da merda e do papel higienico. Quando isso acontece, quem fica feliz, são as empresas tipo "LIMPA FOSSAS"
Um sisstema de fossa & Filtro entope, quando a merda não é mais digerida pelas bacterias que trabalham de graça para nós.Nesse momento entram em função novas bacterias que são as da putrefação. Ai vem um cheiro horrivel que é notado ha mutos metros de distancia.Todo os sistema biologico entra em colapso.
Ai voce assiste na TV propaganda de produtos que tiram cheiro dos vazos sanitarios e da canalização das aguas servidas que não são sifonadas. O telespectador menos avisado ( burrinho ) ou o novo rico, prestam a atenção e passam a comprar as porcarias quimicas que são fornecidas sem a devida certificação da ANVISA. Quanto mais produto quimico vc joga nos vazos, mais fedor aparece.
Na realidade não se deve lançar nenhum produto quimico nos vazos sanitarios. Mas as empresas que vendem esses produtos tipo DIABO VERDE, um violento aciso, que alem de matar todas as bacterias que trabalham gratuitamente para nós, corroem a tubulação que passa a ter vida mais curta. Quem não aprendeu ainda, lembre-se: Ninguem esta preocupado com o usuario do vaso sanitario, do chuveiro, da pia da cozinha e dos sitemas de canalização que são corroidos. Estão preocupados tão somente com o LUCRO deles. Quanto mais ferrarem o consumidor, mais dinheiro ganham.
A seguir algumas imagens que podem te esclarecer sobre sistemas de tratamentos sanitarios e gorduras.


Portanto as fossas devem ser calculadas em suas dimensões em função do numero de usuarios que utilizarão o sistema. Quanto mais gente cagando, maiores e mais complexas se tornam os sistemas de biodegradação.

A esmagadora maioria dos grandes conjuntos residenciais que estão sendo contruidos no Brasil, não tem sistemas de tratamento sanitario certificado pela autoridade sanitaria. Quase todos são sub-dimensionados. Vão entupir, vão entrar em putrefação quando vc estiver pagando a 12 prestação para a CEF, nos famigerados projetos da MINHA CASA MINHA DESGRAÇA.

Infelizmente um povo que não quer aprender, se informar, estudar, ser cidadão, é uma excelente vitima de carteirinha selecionada pelos vivaldinos tipo MINHA CASA MINHA DESGRAÇA, e com a parceria da Caixa.

Não adianta chorar depois que o leite foi derramado.

Que povo cordeiro e escravo é esse que habita esta parte do planeta Terra.

Para mais informações consulte sempre um profissional habilitado e registrado no sistema CREA-CONFEA. São esses profissionais, quando éticos, quando realmente estudiosos e compromissados com o povo, poderão trazer ao cidadão consciente a tranquilidade e certeza que a sua fossa e filtro não entupirão tão cedo.

Duvidas? pergunte no espaço que disponibilizo para vc.

Tem preguiça ? VC é incompetente ?

Ai não posso te ajudar.

Eng. Gert Roland Fischer
CREA-SC 001288-4 - Reg.Nac. 2501375890

16 comentários:

  1. Tenho uma duvida e preciso da tau ajuda. A saída da caixa de gordura deve ser conectada na caixa filtro, ou pode ir direto para a rede de esgoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem a preocupação correta. Deve separar aguas do cheveiro que poderão ser encaminhadas para um sumidouro.

      Excluir
  2. A caixa de gordura deve sofrer manutenção permanente por que dependendo do numero de usuários que a alimenta, o que sobrenada pode representar volumes significativos.
    Se não houver manutenção a gordura vai criar problemas mais adiante.
    Recomendo, dependendo do caso, que se encaminhe para um filtro prévio, antes de enviar o efluente sem gorduras para a rede de esgotos ou rede pluvial, dependendo sempre da autorização da autoridade ambiental, da concessionaria de ÁGUAS E ESGOTOS.

    A gordura retirada da caixa de retenção, poderá ser colocada na estrumeira, onde são levadas as folhas, galhos, restos orgânicos dos gramados para que se tenha uma fonte permanente de matéria orgânica para repor canteiros e vasos. Continuo ao dispor. Se o sindico do condomínio acompanhar a limpeza constante da CG, a destinação final desses resíduos orgânicos deverá ser o aterro sanitário para pequenos volumes e em caso de grandes volumes, uma especializada deverá ser contratada que fará a destinação de acordo com a lei.

    ResponderExcluir
  3. Nos condomínios verticais e horizontais, a agencia de licenciamento ambiental que analisou e aprovou o sistema de tratamento dos efluentes sanitários, banheiros, pias, cozinhas, etc. exige relatórios semestrais de monitoramento dos serviços ambientais elaborados sob responsabilidade de profissional credenciado e aceito pela agencia com emissão da respectiva ART.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gert Roland,

    Para condomínios residenciais geminados, com 4 residencias (150m2 cada), qual o tipo de sistema de tratamento ideal?? Como calcular a vazão média diária de cada residencia?

    Obrigado
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Prezado,a instalação do chuveiro e dos ralos, onde caiem as águas da chuva, vão direto para rede de esgoto, só a pia que antes passa na caixa de gordura e não tenho como mexer. O que adiantou eu colocar fossa e filtro?
    Att.
    Silveira

    ResponderExcluir
  6. Prezado Gert Fischer , mas a norma da vigilancia sanitaria, é obrigatorio a destinação da agua do chuveiro e lavanderia na fossa filtro.
    obrigado
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo uma fossa séptica na casa que estou construindo aqui na Bahia, aqui não existe, analisei alguns projetos na internet, pretendo utilizar o que é feito com tambores plásticos que vem com azeitonas; colocando 04 tambores interligados com saída para a rede de esgoto.
    Gostaria de sua conceituada opinião se é valido ou se é melhor fazer uma de alvenaria.
    lembrando que optei por esta por causa do custo e da funcionalidade. Pois os videos que assisti falavam muito bem da fossa.
    muito grato
    fernando nery.


    ResponderExcluir
  8. Minha casa minha desgraça kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Poxa o texto e bom mas as palavras usadas são de péssima escolha voce que se diz estudado não precisa recorrer a palavras tão rudes para acordar as pessoas ou informar, apenas use este espaço para colocar sua opinião e informação sem querer subjulgar o conhecimento de outrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Marina.
      Vim aqui ler sobre tratamento de efluentes residenciais, não para saber a opinião política do autor, sobre o Minha Casa Minha Vida, que por sinal é um projeto que contempla diversos padrões de residências/construção. De casas populares a apartamentos mais sofisticados. O autor se atrapalhou na interpretação. Imagino que ele pense que o "MCMV" é, somente, a construção de casas populares de baixa qualidade. O MCMV é uma linha de crédito.

      Excluir
  10. boa noite gostaria de saber se posso ligar a saida da caixa de gordura na cano de esgoto direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      O único esgoto do prédio que passará pela caixa de gordura são os da pia da cozinha, maquina de lavar louça e pia de churrasqueira, ou seja tudo que contiver resíduos de gordura ou óleos minerais/vegetais deverá ser encaminhado a caixa de gordura para posteriormente ser lançado na rede coletora, conforme previsto na Norma Brasileira (NBR).

      O restante das águas servidas (esgoto) chuveiro, tanque, vaso sanitário, ralos parte interna dos imóveis, etc... deverão ser encaminhado diretamente para rede passando por caixas de passagem em toda mudança de direção ou aumento acentuado da declividade (degrau) conforme previsto na NBR. Importante salientar que ÁGUA DA CHUVA NÃO DEVE SER LANÇADA A REDE DE ESGOTO.

      Excluir
  11. Gostaria de ajuda. Aumentei minha casa fiz alteração de planta, a arquiteta colocou na planta, uma fossa e filtro. Minha pergunta é a seguinte já tenho fossas instaladas, tenho que desativar estas, e colocar tudo novo, ou posso colocar só o filtro. Estou apavorada pois vou ter que fazer um quebra quebra se tiver que fazer isto.

    ResponderExcluir
  12. Visitei essa porcaria de site a procura de informações técnicas. Encontrei um local de politicagem barata, feitas por um artista (engenheiro) sem noção que nem sabe escrever. Estou anônimo porque não estou no meu computador. Meu e-mail: joaoluizeder@hotmail.com.
    Também sou engenheiro e fico com vergonha de ver um profissional desse naipe se expondo.
    É a minha opinião...

    ResponderExcluir
  13. Amigo, tudo bem ? Obrigado pela ajuda acima no blog, varias informações. A ultima postagem foi em 2015, não sei ainda está ativo aqui, mas se sim, gostaria de tira uma duvida. Para um rancho, estou fazendo uma fossa séptica para agua da privada, mas e para a agua do chuveiro ? Jogo direto no sumidouro ? Pensei em sabonetes ecologicos, mas em algum momento precisarei limpar o banheiro com cloro por exemplo. Qual a melhor forma para se proceder?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget