4 de dezembro de 2010

Uma Joinville mais verde, a Agenda 21

Uma Joinville mais verde, a Agenda 21

Jordi Castan (paisagista e vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro América)

Quando Joinville elaborou a Agenda 21, fez a sua opção e contraiu um sério compromisso com o seu futuro, estabeleceu as bases de uma cidade mais humana, mais verde e mais sustentável.

Quando fez o seu Planejamento Estratégico, construiu o seu compromisso com uma Joinville com mais qualidade de vida, melhor para os joinvilenses, nascidos aqui ou vindos de fora.

Agora precisamos fazer a nossa parte, não podemos esperar o poder público, a nossa cidade deve ser construída a cada dia por cada um de nós.

Os moradores do bairro América têm feito também a sua opção por uma cidade melhor. Através de uma associação, têm começado o trabalho de pensar que é possível um bairro melhor, com mais verde, com espaços para os cidadãos, com parques e praças, com mais árvores, com ruas mais seguras.

Mesmo contando com alguns espaços verdes importantes, como o morro onde a Antarctica captava a água para produção na época da melhor cerveja do Brasil, ou o Cemitério do Imigrante, ou ainda da área da família Schmalz, na rua Marechal Deodoro, afortunadamente tombada e com o seu entorno constantemente ameaçado pela especulação imobiliária.

As ruas são arborizadas, apesar de muitas árvores se encontrarem em estado precário, o bairro permite a caminhada tranqüila (entre uma calçada ou outra em péssimo estado de conservação ou nenhum), porém sem praças e espaços públicos para o convívio e o lazer. O bairro precisa reivindicar melhorias. Ciclovias, parques e espaços para os menores inexistem no bairro, e a única praça existente na rua Benjamin Constant, se encontra abandonada há mais de uma década, apesar das propostas e das reivindicações da Associação, que inclusive elaborou um projeto e o doou à Prefeitura para a recuperação daquele espaço.

Chegou o momento de dizer claramente que a nossa opção é pela Joinville da Agenda 21, pela Joinville do Planejamento Estratégico, que queremos que saia do papel para ser uma ferramenta de desenvolvimento, pela Joinville do futuro, para as gerações futuras.

Esta Joinville verde, com as suas ruas arborizadas, com os seus jardins, com ciclovias, com espaços para o lazer e para o convívio. Queremos fazer do América um modelo de bairro, sustentável, com qualidade de vida e mais humano. Um modelo para compartilhar com todos os joinvilenses. Participe da nossa Associação e conheça o projeto América Verde.

Read more: http://bairroamerica.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Olá...
    E quanto aos rios (esgotos a céu aberto) que cortam o bairro América, e causam constantes prejuizos aos seus moradores em épocas de cheias? Estão construindo um edificio de alto padrão na Rua Blumenau, provavelmente terá numeração proxima ao numero 900, fica em frente ao Laboratório Catarinense e Abplast... A legislação ambiental não pede expressamente para que seja respeitada as margens dos rios? E como que eles simplesmente vão construir tal empreendimento bem em cima do rio? essa obstrução natural do rio não vai prejudicar os moradores (muitos idosos) do entorno??? E a prefeitura terá que indenizar os donos desse novo imóvel quando precisarem demolir o prédio e fazer drenagem do rio, como foi feito em uma casa a poucas quadras dalí... quantos milhões dos cofres públicos serão gastos nesse ato de desreipeito a população??? Grato pela atenção...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget